Pastoral Familiar

A família cristã é “Igreja doméstica”, primeira comunidade evangelizadora. “Apesar dos problemas que afligem atualmente o matrimônio e a instituição familiar, esta, como ‘Célula primeira e vital da sociedade’, pode gerar energias formidáveis, necessárias para o bem da humanidade”. É necessário fazer da pastoral familiar uma prioridade básica, sentida, real e atuante. Básica, como fronteira da Nova Evangelização. Sentida, isto é, acolhida e assumida por toda a comunidade diocesana. Real, porque será respaldada, concreta e decididamente, no acompanhamento do bispo diocesano e seus párocos. Atuante significa que deve estar inserida numa pastoral orgânica. Esta pastoral deve estar em sincronia com instrumentos pastorais e científicos. Necessita ser acolhida a partir de seus próprios carismas pelas comunidades religiosas e movimentos em geral.

É preciso distinguir entre a educação co processo de iniciação na fé ou Catequese e a educação cristã entendida como processo educativo global a partir de uma visão cristã da pessoa e do mundo. Já desde os primeiros séculos, a Igreja estabelece um período de educação na fé – o catecumenato – cuja missão consistia em provocar mudança radical da pessoa e em convertê-la  a uma realidade nova e, por isso mesmo, em uma realidade nova.Educar a pessoa inteira é um processo em que se unem os saberes, a cultura e a fé.
“Todos os homens, de qualquer raça, condição  e idade, por possuírem a dignidade de pessoa, têm o direito inalienável a uma educação que responda  que responda ao próprio fim..(GE 1).A educação, para ser verdadeira, deve ser  uma formação integral da pessoa, de maneira que cada criança, adolescente ou jovem desenvolva “harmoniosamente suas condições físicas, morais e intelectuais” (CE 1).
A educação promoverá “a formação da pessoa humana com vistas ao seu fim últimoe ao bem das sociedades, das quais a pessoa é membro e em cujas responsabilidades participará quando cheggar: “Deve-se prepará-los, ademais, para participar na vida social, ser adultos” (GE 1) além dessa projeção social clara a educação abarcará também a dimensão sexual da pessoa, a consciência moral e a abertura à dimensão religiosa, a Deus.

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.