Catequese

Podemos comparar a Catequese com a vida amorosa das pessoas.A  Iniciação Cristã (primeiro anúncio de Jesus como Homem de Nazaré e Cristo de Deus ou QUERIGMA) é o flerte antigo ou, na linguagem dos jovens de hoje, é o “ficar” do primeiro encontro com Jesus Cristo. A Catequese Catecumenal é o namoro com o amigo Jesus. E a Catequese Mistagógica é o casamento-comunhão de vida com o Senhor Jesus.Jesus Cristo é A PALAVRA VIVA do Deus Vivo. Pois bem. Essa Palavra EXPLICADA na Catequese é a dimensão intelectual, isto é, a fé buscando a compreensão ou seja a formação da consciência crítica cristã. Depois d explicada, essa Palavra será CELEBRADA  e isso é a dimensão sacramental, litúrgica ou mistagógica da mesma Palavra. E, finalmente, essa Palavra será VIVENCIADA  e isso é a sua dimensão sócio-política
A Fé vem através da PALAVRA VIVA que é Jesus Cristo. Assim é que a Catequese é a Educação da Fé, que se torna Fé APROFUNDADA, oferecendo a  razão da vida cristã. E, por isso, ela torna-se Fé COMUNGADA, ou seja, a comunhão eucarística da Igreja torna-se comunhão fraterna, pois quem come do mesmo PÃO EUCARÍSTICO forma uma mesma FAMÍLIA, que é a COMUNIDADE ECLESIAL. Por fim, tanto a Fé aprofundada quanto a Fé comungada vem a ser a Fé EXISTENCIALIZADA, a saber: a Fé que se concretiza pela Caridade por causa da Esperança do Reino do Deus PAI-IRMÃo-AMOR.

Em conseqüência de todo esse processo catequético, a CONVERSÃO (o voltar-se totalmente) para Jesus Cristo, enquanto Eçe ´Caminho da Vida na Verdade, levará certamente à COMUNHÃO sacramental ou eucarística na sua qualidade de alimento-dinamismo do COMPROMISSO dentro e fora da Igreja a serviço da transformação da sociedade no Reino do Deus, que Jesus Cristo começou a construir com sua Morte e Ressurreição.Assim sendo, a Catequese  é uma caminhada com Jesus por toda a vida e, portanto, é um processo constante, continuo, coordenado, coerente e, portanto, não é uma simples e ligeira aprendizagem de doutrina e rezas para a recepção de Sacramentos sem conversão, comunhão e compromisso. A Catequese educa, então, para que a COMUNHÃO SACRAMENTAL,  na Celebração Eucarística, se torne a COMUNHÃO FRATERNA E COMUNITÁRIA na Igreja e na Sociedade.E a conseqüência é que a MISSSA se torna MISSÃO ! E A Catequese leva a FÉ interagir com a VIDA !

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.