CRISMA

                                                                             UNÇÃO do Espírito Santo
CONFIRMAÇÃO do Batismo
em vista da maturidade dos cristãos batizados
vocacionados e enviados por Jesus
 O UNGIDO de Deus para construir o REINO DE DEUS - PAI-IRMÃO-AMOR

A CONFIRMAÇÃO do Batismo, que chamamos também de CRISMA (Unção do Espírito Santo) “dá-nos uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação”(Catecismo da Igreja Católica – CIC).
Os Sacramentos – todos eles – são ações do CRISTO
(O UNGIDO – cheio do Espírito Santo de Deus PAI),. É o Cristo Jesus que, através da sua Igreja, age no mundo na força do Espírito Santo, que ó Mestre Interior abrindo os corações à ação divina por meio de Jesus Cristo.
Dentre os sete Sacramentos, a Crisma é aquele que dá o DOM do Espírito Santo, O DOM DO PAI. A pessoa batizada, que deveria já ser adulto na fé, é confirmado nela e enviado em missão na qualidade de discípulos-seguidores de Jesus. A Confirmação é o nosso Pentecostes, quando os Apóstolos, embora catequizados pelo Mestre Jesus, mas ainda fracos na fé, foram cheios do espírito Santo de Jesus.

A partir da Crisma, somos chamados e enviados para ANUNIAR o Nome, isto é, a Pessoa de Jesus, como missionários corajosos e alegres de poder sofrer com o Cristo pelo reino de Deus. Ninguém se crisma para cumprir uma obrigação tradicional e, por isso, para abandonar a Igreja. É missão do Crismado, sair de si mesmo, abandonar a acomodação  de católico de tradição para levar a fé aos outros.  

Do Batismo até a Confirmação, o Catequizando acolhe  a PALVRA VIVA, que é Jesus Cristo. Após a Crisma, o cristão não só continuar a acolher a Palavra de Deus, mas também vai anunciá-la de acordo com o mandato do Mestre, que disse: “Vão pelo mundo e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos”. O Confirmado pela Crisma ou Unção do espírito Santo deve fazer os que os Apóstolos fizeram após o Pentecoste: deve ser TESTEMUNHA do  Cristo Senhor, por ações e palavras, a qualquer custo, seja o preço da própria vida como Jesus.
O CIC nº1303 diz o seguinte: “A Confirmação produz crescimento e aprofundamento da graça batismal. Ela nos dá uma força especial do Espírito de Jesus para DEFENDER a fé pela palavra e pela ação, como verdadeira testemunha do Cristo, para confessar com valentia o Nome (a Pessoa) do Cristo e para nunca sentir vergonha em relação á cruz”.

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.