Iniciação á vida cristã
Por força destes Sacramentos da INICIAÇÃO CRISTÃ, o ser humano é MERGULHADO (batizados) na fonte de água viva, que é Jesus Cristo, que é O CRISTO PASCAL; além de mergulhados, somos ENXERTADOS (Rom 6,3), somos também INSERIDOS em seu Corpo (1 Cor 12, 13). E este mergulho, este enxerto e esta inserção são na Igreja para SERVIR à Comunidade Eclesial e, por meio dela, SERVIR à humanidade na sua qualidade de Sinal Universal de Salvação e de Missionária ou Evangelizadora do REINO de Deus PAI-IRMÃO-IRMÃO.
A VOCAÇÃO ECLESIAL do Povo de Deus da Nova Aliança é uma VOCAÇÃO EVANGELIZADORA ou MISSIONÁRIA-APOSTÓLICA, porque Batismo-Crisma-Eucaristia não são primeiramente para a própria salvação pessoal, mas sobretudo para ser SACRAMENTO (Sinal e Instrumento) da Salvação de toda a humanidade. Na verdade é que Deus chama a todos para ser gente, ser cristão e ser Igreja. Mas cada um vive sua vocação de maneira específica, de acordo com a graça recebida por meio dos Sacramentos e pelos carismas ou dons especiais do espírito santo para a promoção do bem da comunidade da sociedade.
A maioria é chamada a evangelizar, cumprindo sua missão de cristão, no casamento e no matrimônio. Outros são chamados a uma vida de consagração total pelos votos de obediência, pobreza e castidade. Vivendo em Comunidades Religiosas, como frades freiras. Eoutros ainda são chamados dentro da Igreja a SERVIR ao Povo de Deus na qualidade de MINISTROS do Cristo Profeta-Sacerdote-Pastor, exercendo as funções de Diáconos, Presbíteros e Bispos. Mas o importante na Igreja EVANGELIZADORA-MISSIONÁRIA não é ser bispo, padre, diácono, frade, freira ou cristão leigo consagrado ou engajado. O que importa é ser DISCÍPULO-MISSIONÁRIO de Jesus Cristo. Os Sacramentos do BATISMO confirmado pela CRISMA e alimentado pela EUCARISTIA é que nos torna a todos igualmente cristãos, isto é, SEGUIDORES DO CRISTO, o EVANGELHO VIVO, o MISSIONÁRIO DE DEUS. A grande e maior dignidade é esta: ser DISCÍPULOS-MISSIONÁRIO na legítima diversidade de serviços dentro do Corpo da Igreja.