Batismo
O rito essencial do Batismo consiste em MERGULHAR ( Batismo por IMERSÃO) o candidato na água ou DERRAMAR ÁGUA (Batismo por INFUSÃO) sobre a sua cabeça, enquanto é invocada a Santíssima Trindade.
De todo batizando se exige aprofissão da fé feita pelo adulto ou pelos pais e pela Comunidade no caso das crianças. Padrinhos e a Comunidade também assumem com os pais a responsabilidade na preparação do Batismo (catecumenato) e no crescimento da fé e da graça de filhos de Deus.
Além do bispo, padre e diácono e ministros extraordinários, qualquer pessoa pode batizar, desde que tenha aintenção de fazer o que a Igreja faz e do jeito que ela batiza, derramando água na cabeça do batizando e dizen do “Eu te batizo em nme do Pai, do Filho e do Espííito Santo”. Porque o Batismo é necessário para a salvação das pessoas que acolheram o anúncio do Evangelho e que têm a possibilidade de pedir esse sacramento.
Todos podem ser salvos mesmo sem o Batismo porque Jesus Cristo morreu pela salvação de todos.Isso acontece de duas maneiras: se as pessoas morem por causa da fé cristã (BATISMO DE SANGUE) e também os CATECÚMENOS (que estão se preparando para o batismo) eaqueles que procuram sinceramente a Deus e se esforçam para cumprir sua vontade (batismo de desejo). Quanto às crianças mortas sem batismo, a Igreja as confia á misericórdia de Deus, que quer a salvação de todos.
Os EFEITOS DO BATISMO são: perdão do pecado original, dos pecados pessoais e das penas devidas pelos pecados; participação na vida da Santíssima Trindade mediante a graça que faz ser filho de Deus, irmão no Cristo e templo ou portador do espírito Santo; participação na missão do Cristo profeta, sacerdote e pastor, o que é o fundamento da comunhão com todos os cristãos; participação nas virtude teologais e nos dons do Espírito Santo.O Batizado rcebe o chamado caráter, isto é, a marca ou selo indelével do Cristo.