Pastorais e Evangelização!

 

Anunciar Jesus Cristo

PROFETA-SACERDOTE-PASTOR

EVANGELHO VIVO

ATRAVÉS DOS SERVIÇOS

MINISTÉRIOS

PALAVRA-CELEBRAÇÃO-FRATERNIDADE



Na sua Carta Apostólica “AO INICIAR O NOVO MILÊNIO”, o PAPA João Paulo provocou a Igreja católica a avançar para águas mais profundas (Lc 5,4), em
sua missão específica e própria que é EVANGELIZAR. E, por isso, ele fala de todas as vocações específicas dentro da Igreja, porque a unidade da mesma Igreja não é uniformidade, mas é integração orgânica das legítimas imprescindíveis diversidades.

Mas, o que é mesmo a VOCAÇÃO? A vocação é o CHAMADO feito pelo próprio Deus através de seu Filho Jesus Cristo e do seu Espírito. E Jesus nos chama para nos reunir, unir em redor de si em sua Comunidade ou Igreja,  para fazer de nós, além de irmãos pelo Batismo, pela Eucaristia e pela Eucaristia, seus DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS.Por isso, por vontade e chamado do Senhor Jesus, nós os cristãos, a sua Igreja, somos uma IGREJA MISSIONÁRIA ou EVANGELIZADORA.

E QUAL É O TEMA DA EVANGELIZAÇÃO DA IGREJA MISSIONÁRIA? Esta missão fruto da vocação é seguir pessoalmente e anunciar comunitariamente a pessoa de Jesus Cristo MORTO E RESSUSCITADO. Mas, afinal o que fundamenta esta missão anunciadora do Senhor Jesus? O fundamento de nossa missão de Igreja Evangelizadora é o Batismo, a Crisma e a Eucaristia.

Por força destes Sacramentos da INICIAÇÃO CRISTÃ, o ser humano é MERGULHADO (batizados) na fonte de água viva, que é Jesus Cristo, que é O CRISTO PASCAL; além de mergulhados, somos ENXERTADOS (Rom 6,3), somos também INSERIDOS em seu  Corpo (1 Cor 12, 13). E este mergulho, este enxerto e esta inserção é na Igreja para SERVIR à Comunidade Eclesial e, por meio dela, SERVIR à humanidade na sua qualidade de Sinal Universal de Salvação e de Missionária ou Evangelizadora do REINO de Deus PAI-IRMÃO-IRMÃO.

A VOCAÇÃO ECLESIAL do Povo de Deus da Nova Aliança é uma VOCAÇÃO EVANGELIZADORA ou MISSIONÁRIA-APOSTÓLICA, porque  Batismo-Crisma-Eucaristia não são primeiramente para a própria salvação pessoal, mas sobretudo para ser SACRAMENTO (Sinal e Instrumento) da Salvação de toda a humanidade. Na verdade é que Deus chama a todos para ser gente, ser cristão e ser Igreja. Mas cada um vive sua vocação de maneira específica, de acordo com a graça  recebida por meio dos Sacramentos e pelos carismas ou dons especiais do espíito santo para a promoção do bem da comunidade da sociedade.

A maioria é chamada a evangelizar, cumprindo sua missão de cristão, no casamento e no matrimônio. Outros são chamados a uma vida de consagração total pelos votos de obediência,  pobreza e castidade.vivendo em Comunidades Religiosas, como frades freiras. Eoutros ainda são chamados dentro da Igreja a SERVIR ao Povo de Deus na qualidade de MINISTROS do Cristo Profeta-Sacerdote-Pastor execendo as funções de Diáconos, Presbíteros e Bispos. Mas o importante na Igreja EVANGELIZADORA-MISSIONÁRIA não é ser bispo, padre,diácomo, frade, freira ou cristão leigo consagrado ou engajado. O que importa é ser DISCÍPULO-MISSIONÁRIO de Jesus Cristo. Os Sacramentos do BATISMO confirmado pela CRISMA e alimentado pela EUCARISTIA é que nos torna  a todos igualmente cristãos, isto é, SEGUIDORES DO CRISTO, o EVANGELHO VIVO, o MISSIONÁRIO DE DEUS. A grande e maior dignidade é esta: ser DISCÍPULOS-MISSIONÁRIO na legítima diversidade de serviços dentro do Corpo da Igreja.
 

 

PASTORAL

 
“Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas.Conheço os meus e os meus me conhecem, assim como Pai me conhece eu conheço o Pai.Entrego minha vida pelas ovelhas.Possuo ainda outras ovelhas que não são deste cercado. É preciso que  as traga e elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pasto (Jo 10,11ss).
PASTORAL é o serviço ou missão do Bom Pastor, que é Nosso Senhor Jeus Cristo. Ele fez a sua PASTORAL enquanto passou fazendo o bem e reuniu seus Apóstolos e Discípulos ao redor de si, em sua Igreja nascente. Ele deu a sua vida por sua Igreja mediante o mistério pascal de sua morte e ressurreição. E enviou esta Igreja em missão pelo mundo inteiro (Mt 28, 18-20)
Com o seu mandato missionário, o Bom Pastor confiou à sua Igreja a missão de continuar o seu pastoreio ou a sua PASTORAL. Ele mandou EVANGELIZAR todas as nações, FAZENDO DELAS SEUS DISCÍPULOS mediante a observância de sues MANDAMENTOS E mediante o BATISMO EM Nome DO Pai, do Filho e do espírito Santo, garantindo a sua presença até o fim do tempos.
Assim sendo, a missão da Igreja pode se chmar de PASTORAL. Mas, se a gente refletir em profundidade, vai descobrir que PASTORAL é mais o serviço INTERNO da Igreja para com os DISCÍPULOS já feitos, para que eles se tornem MISSIONÁRIOS E, assim, as ovelhas, que ainda não pertencem ao rebanho do Bom pastor, possam se reunir aos que já pertencem ao mesmo cercado(a Igreja).
E, então, podemos distinguir DIDATICAMENTE as duas palavras e serviços: PASTORAL E EVANGELIZAÇÃO. Digo DIDATICAMENTE porque a Igreja EVANGELIZA mediante o que ela  É-FAZ-DIZ. De tal maneira que, na realidade, PASTORAL E EVANGELIZAÇÃO são dois momentos da missão da Igreja, continuadora do Bom Pastor. Como Jesus Cristo, a Igreja deve cuidar primeiramente de seus membros já feitos DISCÍPULOS, mediante a Catequese catecumenal através da conversão, da comunhão e do compromisso, frutos dos Sacarmentos da Iniciação Cristã, que são o Batismo, aCrisma e a Eucaristia.

 

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.