Apostolado da Oração
Oração que contém AÇÃO
Apostolado que quer dizer MISSÃO
Mulheres EVANGELIZAM mulheres
O Apostolado da Oração (AO) nasceu em 1844, na casa de estudos dos Jesuítas, em Le Puy, na França.
Mas o grande divulgador no mundo foi o Padre Henrique Ramière, SJ. Em 1861, ele fez uma reedição ampliada de um opúsculo publicado pelo fundador Pe. Gautrelet.
No mesmo ano, começou a publicação da revista “Mensageiro do Coração de Jesus”, que se espalhou por todo o mundo.
Em 1883, o AO contava com 35.600 centros com mais de 13 milhões de associados. No Brasil, o primeiro centro foi fundado em 1867, no Recife-PE. pelos Jesuítas.
Em 1871, Padre Bartolomeu Taddei, SJ fundou, a partir de Itu (SP), outros centros em nível nacional.
Cardeal Leme afirmou que “o renascimento espiritual do Brasil é obra do Apostolado da Oração”.
Em 1896, foi lançado o primeiro número brasileiro da revista “Mensageiro do Coração de Jesus”.
Em 1900, aconteceu na Bahia o 1º Congresso Católico Brasileiro seguido de outros em São Paulo e Rio de Janeiro.
Esses Congressos abriram o caminho para a Ação Católica e para a Ação Social no Brasil.
Em 1913, por ocasião da morte do Padre Taddei em Itu, onde havia construído o Santuário Central do Coração de Jesus, já funcionavam 1.390 centros em todo o país, com cerca de 3 milhões de ssociados.
Aqui em Flores, a atual presidente do AO, senhora Maria do Socorro Mendes Silva, relatou que aos 15 anos, em 1963, ela entrou como associada quando sua genitora era zeladora.Este primeiro tempo do AO em Flores se encerrou em 1968, quando ela se casou. Certamente este primeiro grupo do AO foi fundado e mantido pelos Monsenhores Francisco José de Oliveira, 1º Pároco de Quixeré (194l-1989), e por seu sucessor, Mons. Manuel Diomedes de Carvalho (1989-2008). No ano 2000, uma zeladora de Limoeiro do Norte, de nome Joana Ribeiro, tentou restaurar o AO em Flores, inclusive entregando uma pasta com o manual ainda existente e fitas com medalhas. Mas, somente ao final do pastoreio do Padre. José Gonçalves de Lucena Neto, administrador da Área Pastoral (1996-2002), é que o l grupo atualmente ativo foi fundado, tendo como sua presidente até nossos dias, a mesma senhora Maria do Socorro Mendes Silva.