Pastoral da Juventude

05/06/2011 22:57

 por Lúcio Borges – Mulitante da PJ e Jornalista 

O QUE É?

PASTORAL – vem de pastor, nosso pastor é Jesus Cristo. “Fazer” pastoral, é fazer o que Jesus fez. É continuar sua missão. Por isso é importante destacar que, pastoral é, serviço e ação; trabalho de quem segue a Jesus Cristo.

Pastoral, como vimos, não é um grupinho de pessoas, mas é a ação desenvolvida a favor da vida plena. É ação organizada da Igreja para “atender” uma determinada situação, uma realidade específica, no caso a Juventude.

DA – Pastoral DA Juventude e não Pastoral DE Juventude.

Parece bobagem, mas vamos analisar: Se fosse DE juventude, seriam os padres, as irmãs, os adultos leigos, trabalhando para os jovens, e até com os jovens. Mas não seriam os jovens os Sujeitos!

Sendo DA juventude, significa que é fazer que Jesus fez em meio à juventude. É dos jovens. É o “jovem sendo apóstolo do próprio jovem”.

Com isto não estamos dizendo que adultos não devem participar, mas sim auxiliar e estar presente; alguém mais experiente ajuda na caminhada e não a conduz.

JUVENTUDE – que não é só um estado de espírito é a etapa da vida humana, onde se tomam as decisões que definem o rumo da vida. É a época que se fazem as grandes opções da vida.

A PJ SOMOS NÓS – UMA HISTÓRIA REAL
UMA DESCOBERTA IMPORTANTE

Quando o pessoal de uma certa diocese começou a organizar a Pastoral da Juventude, cada grupo caminhava isolado. Alguns ficavam sempre na mesma coisa, pois só conheciam a própria experiência. Outros dependiam do “cacique” que há muito, era o “presidente” do grupo. Os jovens pareciam crianças na escola: ouviam palestras e faziam tarefinhas.

Aconteceram algumas reuniões e aí o pessoal foi descobrindo o valor do intercâmbio, da troca de experiências. Descobriram que podiam ser mais fortes, ter acesso a novas idéias, se tivessem uma organização de todos os grupos.

E mais tarde, esse pessoal, discutiu um objetivo comum fizeram um planejamento para integrar e apoiar os grupos. Foram construindo, assim, uma “ação” organizada dos jovens, para crescerem na Fé e Evangelizarem outros jovens.

Nasceu assim, dos próprios jovens, com a contribuição de assessores (adultos) a PASTORAL DA JUVENTUDE – PJ.

Logo eles descobriram que não estavam sozinhos, podiam contar com experiências e até amizades de outros grupos/comunidades, da região/diocese (a cidade como um todo), do Estado e até mesmo nacionalmente (do Brasil todo).

Mas certas pessoas (coordenadores/participantes) não gostaram, pois estavam perdendo o “reinado”; Daí diziam que o grupo “dele” não iria participar da PJ, de uma organização grande, só para jovens ou feita por jovens com troca de experiências e ainda com uma atuação/ações religiosas/espiritual que envolvesse também ações sociais e.

Isto pode ocorrer ainda hoje, contudo, a PJ explica: esse tipo de coordenador, não deve decidir nada, pois o grupo não é dele. Quem deve decidir é o grupo, pois o grupo é a PJ e a PJ é o grupo.

É na PJ que o grupo vai encontrar energia nova, amigos ovos, experiências novas, repassar “suas” experiências e é no “seu” grupo que a PJ vai encontrar tudo isto também.

O GRUPO É A BASE: ainda tem gente que pensa que a PJ é a coordenação ou alguma coisa distante O grupo é a base da PJ. É no grupo e pelo grupo que a Pastoral da Juventude acontece ou não. Quando o grupo busca viver a Fé, atuar na sua comunidade, descobrir como transformar a vida e, junto com os demais grupos, ser evangelizador e outros jovens, já está sendo ou fazendo a PASTORAL DA JUVENTUDE – PJ.

PJ E SUA MISSÃO – OBJETIVO

Se realizar pastoral é fazer o que Jesus fez, então devemos buscar o que Ele fez. E assim diante da realidade triste e desafiadora que se vive, a missão primeira da PJ é de EVANGELIZAR a juventude, ela força e dinamismo do próprio jovem, com o apoio dos adultos, pais, padres, irmãs e comunidade.

E o que significa evangelizar? Muitos dirão: é levar o evangelho, pois significa a “Boa Notícia”. E Jesus Cristo nos diz para levar a boa notícia. O que não significa tanto falar de Jesus, mas fazer o Ele fez.

Só evangeliza quem conhece, aceita e segue a Cristo e seu projeto Pôr isto evangelizar é TESTEMUNHAR o amor, o perdão, a humildade, a alegria da doação e da partilha. É ser SOLIDÁRIO e COMPROMETER-SE com os pobres e oprimidos. É ANUNCIAR Jesus Cristo com suas ações e sua Boa Nova.

Por isso a PJ assume dois objetivos básicos:

1. Ajudar o/a jovem a transforma-se em Homem/Mulher Novos, pôr meio de uma autêntica vivência do Evangelho.
2. Impulsionar o/a jovem para que, na medida em que se evangeliza (aprende):

* Evangelize (ensine/ajude) a outro ovem e,
* Transforme sua realidade (onde mora, trabalha, estuda) de acordo com os valores cristãos.

Todo este trabalho de evangelização só tem sentido porque acreditamos em Deus. Deus de Jesus Cristo, Deus encarnado na história de seu povo, Deus da vida plena e para todos. Porque temos Fé e percebemos que é preciso ser cristão em todos os movimentos da vida. Temos uma espiritualidade própria. É a Fé que leva a gente a se comprometer com a defesa da vida pôr isso fazemos uma opção, a mesma que Jesus fez: a opção pelos jovens empobrecidos. É o Deus libertador que nos dá força coragem de lutar pela justiça, fraternidade, juventude, paz e justiça social.

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.