4º ENCONTRO DA COORDENAÇÃO PAROQUIAL dia 12/06/2011 em Água Fria

14/06/2011 07:59

 Aos doze (12) de junho de dois mil e onze (2011) realizamos na comunidade de Água-Fria o nosso 4º encontro da coordenação da Pastoral da Juventude (PJ) em comunhão com as comunidades que formam a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus com sede em Flores.

            Dando início ao nosso encontro cantamos e gesticulamos o canto: Sou um pescador de Cristo como acolhida, e também nos dinamizamos com a cantiga: Deus chama a gente pra um momento novo. Foi realmente um momento de interação juvenil. Em seguida invocamos a Santíssima Trindade, com as luzes do Espírito Santo e como é domingo de Pentecostes, desempenhamos um pequeno ofertório, sob a luz do Espírito Santo, tendo como símbolo litúrgico o Círio, cada um fazia sua própria prece e oferta, passando o Círio de jovem a jovem, a cada oferta/prece cantávamos: Vem,vem, vem, Espírito santo....

            Seguindo o nosso encontro, ouvimos, lemos e tentamos improvisar um ritmo para a música O mesmo rosto do padre Jorge Trevisol, em seguida debatemos e analisamos a letra da música tirando conclusões a respeito. Logo após realizamos uma pequena dinâmica: Duas folhas são postas no chão, acompanhada de um (1) pincel, trazendo algumas perguntas para serem respondidas pelos jovens, na primeira (1ª) estava escrito: O que trago? E na segunda (2ª) : O que deixo?,  Os jovens responderam e comentaram suas respostas.

            Posteriormente ficamos de pé e com grande alegria aclamamos o santo Evangelho cantando: A palavra de Deus já chegou. A proclamação do Evangelho do domingo de Pentecoste Jo 20, 19-23, foi feita por Osvaldo Lima coordenador da PJ Timbaúba MEJ, prosseguimos com uma breve reflexão, no entanto bem significativa enfocando os pontos que merecem maior atenção:

Ø  As luzes do Espírito Santo se fazem presente no nosso meio, principalmente quando a reconhecemos, o Espírito é quem nos dar força, incentivo, coragem....faz referência no hoje aqui agora, ressaltando as dificuldades enfrentada pela pastoral, são muitos os desafios mas é preciso acreditar [...]

Ø  O Evangelho que inicia falando no primeiro (1º) dia da semana começa de uma nova vida, sendo o Domingo o primeiro dia, uma vida nova partindo do dia do senhor. O medo que nos assusta nos conforta ao ouvir as palavras do Senhor: A paz esteja contigo, enfocando com nossa realidade vemos que, para muitos os dias são apenas mais um dia, que o medo é forte, mas não o suficiente quando acreditamos que a paz de Cristo está conosco.

Elizeu Silva mostra algumas fotos em slides do decorrer de eventos da pastoral, e mostra uma em especial  sobre o IPROCAJ e explicando o que é. Em seguida faz breve apresentação do Doc. 85 da CNBBEVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE, após é formulado dois pequenos grupos para maior aprofundamento do documento, em virtude de analisar o seu maior sentido e importância. Os grupos por vez ressaltam com ênfase os seguintes pontos:

Ø  Devemos resgatar e aprimorar os nossos conhecimentos principalmente espiritualmente e catequeticamente, visando levar a boa nova, novos horizontes a outros jovens, fazendo com que eles se sintam chamados a participar.

Ø  A tamanha importância da juventude, tanto é, que se faz motivo de um documento muito interessante, do qual podemos notar a preocupação dos bispos com a mesma.

Ø  Traçar e encontrar juntos caminhos para um projeto de vida fraterna.

Ø  Ajudar os jovens na condução para uma maturidade na fé cristã, a se reconhecer como discípulo e missionário, dando o seu testemunho de vida, ou seja, evangelizando pelo o que a gente É, pelo o que a gente FAZ, pelo o que a gente DIZ.

Logo em seguida fazemos uma pequena pausa para lanchar.

Terminado o lanche acolhemos e ficamos muito satisfeitos com a vinda do nosso Pároco Mons. João Olímpio Castelo Branco, que se dispõe a partilhar um pouco de sua sabedoria e prestar total apoio a nossa pastoral.

Elizeu Silva propõe uma dinâmica: Surdo-Mudo e o Cego, comentamos e debatemos sobre ela.

Passamos a palavra para o Padre João Olímpio, ele começa indagando o motivo de sua ida, que era de dar total apoio, e volta ao documento ressaltando os cinco (5) pontos para uma pastoral orgânica: *Acompanhamento, *apoio real, *diálogo, *maiores recursos pessoais e materiais, *dimensão vocacional.  Demonstrando assim uma grande base para a consolidação de nossa pastoral.

O Padre faz citação das DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA NA IGREJA DO BRASIL 2011-2015, em seguida nos explica pacientemente cada processo, dar ênfase que a igreja é comunhão, não é ditadura, hierarquia, democracia, mais sim um círculo que tem uma força central que o impulsiona para frente. Ele cita o exemplo da roda da bicicleta. Depois abre o livro e lê uma passagem que fala da juventude, em seguida explica que para evangelizar é preciso ter como ponto de partida JESUS sob a FORÇA E LUZ DO ESPÍRITO SANTO, fazendo um dinamismo, onde essa luz se torna a força da igreja. A evangelização também tem que se fazer por meio aos três (3) C: Corpo – Coração – Consciência. É levantada em seguida algumas perguntas pelo padre: QUAL É A COISA MAIS IMPORTANTE NA NOSSA MISSÃO? É a adesão a Jesus Cristo e lembrar que Deus é a fonte de vida... Cantamos o canto: Eu vim para que todos tenham vida. QUAL A NOSSA META DURANTE A CAMINHADA? Rumo ao reino definitivo. Tentar levar todos para o projeto do nosso pai – O REINO. O Padre João relata que no documento aparece por nove (9) vezes falando dos jovens, ele abre o livro novamente e lê mais uma passagem, onde aborda que a juventude necessita de maior atenção como pastoral mais consistente e efetiva. O Padre questiona POR QUÊ? Sendo uma parcela numericamente forte, observamos que é a que fica mais exposta ao drama do abandono, abuso, perigo das drogas, das armas, falta de oportunidades e perspectivas do futuro.

O Padre João Olímpio parabeniza aos jovens que se disponibilizam a levar a frente, sendo semeadores da palavra e de dar esse incentivo a pastoral. Logo após ele retoma aos quatro (4) pontos do documento: *O anúncio querigmático, *a educação dos valores cristãos, *educação psicoafetiva, *a formação para a cidadania. Questiona: QUAL É O NOSSO DESAFIO? Escutar a voz de cristo, mediante a tantas outras vozes.

Elizeu Silva agradece em nome de todos à presença do nosso pároco ressaltando a importância dele no encontro. Em seguida é feita a leitura da ata do encontro anterior.

João Antonio da comunidade de Água-Fria convida a todos a participarem da Cristoteca na cidade de Palhano e dar detalhes da mesma.

Próximas missões jovens possivelmente em agosto na comunidade de Barreiras.

Questionamos um espaço para a Pastoral da Juventude na programação da festa do padroeiro, discutimos na possibilidade de fazermos no dia que o grupo Força Jovem de Quixeré esteja, no caso dia vinte e nove (29) de junho, a idéia ficou a ser confirmada através dos meios de comunicação

  E assim realizamos mais um encontro da Pastoral da Juventude (PJ) Com a bênção de Deus e de São Francisco padroeiro da comunidade de Água-Fria e sob as luzes do Espírito Santo, assim continuamos perseverantes na fé e na confiança de Deus pai.

 ESTAVAM PRESENTES NO ENCONTRO:

Mons. João Olímpio Castelo Branco – Nosso Pároco, da comunhão de comunidades com sede em Flores (CONVIDADO ESPECIAL)

Elizeu Silva – Coordenador Paroquial

Antônio Françueldo Lima Bezerra – Água-Fria

Carla Roberta Pontes Santiago – Timbaúba

Daniely Araújo Freitas – Água-Fria

Francisco Osvaldo de Lima – Timbaúba

João Antônio de Sousa – Água-Fria

Leciana Maria Araújo de lima – Macambira

Liliane de Freitas Rebouças – Água-Fria

Pastoral da Juventude

 

Leciana Araújo – PJ Macambira

13/06/2011 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.